EDUCAÇÃO NAS UNIDADES PRISIONAIS EDITAL DE CREDENCIAMENTO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO BIRIGUI

EDUCAÇÃO NAS UNIDADES PRISIONAIS

EDITAL DE CREDENCIAMENTO

Considerando o disposto no Decreto nº 57.238, de 17/08/2011, nos termos da Resolução SE 72/2016, alterada pela Resolução Se 65/2017 e da Resolução Conjunta SE/SAP 2 de 30/12/2016, a Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino- Região Birigui, torna pública a  abertura de inscrições para o processo de credenciamento de docentes não efetivos interessados em substituir professora em licença-saúde, por 120 dias,  nas classes em funcionamento dentro dos estabelecimentos penais jurisdicionados a esta Diretoria de Ensino.

1 – Do Objetivo

Assegurar a oferta de escolarização de ensino fundamental e médio para jovens e adultos reclusos em estabelecimentos penais.

2 – Do Projeto Pedagógico

Será desenvolvido na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, caracterizando-se basicamente pela oferta de curso fundamental, anos iniciais e  finais, e de ensino médio; pela instalação de classes multisseriadas, por uma organização curricular que se desenvolverá por meio de eixos temáticos, que visarão promover uma efetiva interação entre os conteúdos formais previstos e as experiências de vida que singularizam esses jovens e adultos.

3 – Da Unidade Prisional

Centro de Ressocialização de Birigui

4- Da inscrição

4.1Datas, horários e locais:

Dias: 25 e 26 de setembro de 2018.

Horário: 8h às 11h e 13h às 17 h

Local: Diretoria de Ensino de Birigui – Avenida São Francisco nº 433 – Bairro Jardim Pérola – Birigui, SP.

5-Requisitos:

5.1 Ser  docente em situação de adido ou;

5.2 Ser  ocupante de função-atividade, que esteja cumprindo horas de permanência correspondentes à carga horária mínima de 12 horas semanais; ou

5.3 Ser  docente contratado, nos termos da Lei Complementar 1.093/2009.

5.4 Ser portador de Licenciatura Plena em componente curricular que compõe as matrizes da educação básica, ou portador das qualificações previstas na Resolução SE-89/11, para ministrar aulas no anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com as seguintes habilitações:

5.4.1 . Ciências Físicas e Biológicas, para a área de Ciências da Natureza no ensino fundamental, e em Física ou em Química, para a área de Ciências da Natureza no ensino médio.

5.4.2 . Em caso excepcional, na falta de Professor com contrato ativo, serão abertos contratos para as referidas aulas.

6-Documentação:

6.1. Preenchimento anexo I;

6.2.  RG e CPF (original e cópia);

6.3. Diploma ou Certificado de Conclusão (validade máxima de dois anos), de Licenciatura Plena/Bacharelado/Tecnólogo, acompanhado de Histórico Escolar (original e cópia);

6.4. No caso de estudantes, declaração da instituição de ensino de que está devidamente matriculado e frequente no curso, atualizada, constando ainda na mesma o total de semestres de duração do curso, em que semestre o aluno está cursando, assinado pela autoridade competente, com cópia parcial do histórico escolar do curso.

6.5. Contagem de Tempo de Serviço para Atribuição de Aulas (CTA) atualizada – data base 30/06/18, se for o caso;

6.6. Contagem de Tempo de Serviço (dias) no PEP – data base 30/06/18, se for o caso;

6.7.  Certidão de nascimento de dependentes menores de idade, para fins de desempate.

7- Da classificação

7.1 Docentes inscritos e classificados no processo de atribuição de aulas para o ano letivo de 2018 na Diretoria de Ensino de Birigui.

7.2 Legislação pertinente ao Programa Educação nas Prisões.

7.3 A aprovação do candidato credenciado resultará de entrevista a ser realizada com o professor, pela Comissão Formada por 1  integrante da Diretoria e 1 da Unidade Prisional ou da Unidade vinculadora.

8-  Processo de Atribuição de aulas:

As aulas das matrizes curriculares do Programa Educação nas Prisões – PEP serão atribuídas por  área de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental e médio, nos termos do artigo 6º da Resolução Conjunta SE/SAP 02/2016 para substituição de professora em licença-saúde (120 dias – já favorável até 31/12/2018).

1. Das Disposições Finais

9.1 Os documentos exigidos neste Edital deverão ser apresentados no ato da inscrição, posteriormente não será realizada juntada de documentação;

9.2 O Resultado final do Credenciamento de Docentes para atuar junto ao Programa será divulgado em 28/09/2018.

a- O agendamento das entrevistas  será feito no momento da inscrição, nos dias 25 e 26/09/2018.

b- Classificação pós-entrevista em 28/09;

d- Eventuais recursos deverão ser devidamente instruídos e protocolizados no NAP – Protocolo da Diretoria de Ensino da Região de Birigui no dia 28/09 das 8h00 às 17h00. O resultado final do credenciamento + Entrevista será publicado no dia 28/09/2017 no site: debirigui.educacao.sp.gov.br ;

9.3 A atribuição de aulas será realizada pela Diretoria de Ensino no dia 01/10/2018 às 09h.

9.4 De acordo com o artigo 7º da Resolução Conjunta SE/SAP 02/2016, os  docentes que estão atuando no Centro de Ressocialização de Birigui poderão ser reconduzidos em continuidade mediante avaliação realizada pela gestão da unidade escolar vinculadora juntamente com o diretor responsável pela área educacional no estabelecimento penal ou unidade psiquiátrica, que será submetida à Comissão de Avaliação Docente, instituída pelo Dirigente de Ensino, para ratificação.

9.5 O ato de Inscrição no Processo de Credenciamento implica na aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições constantes no presente Edital e conhecimento da legislação específica;

9.6 O presente edital poderá sofrer alterações de acordo com determinações da Secretaria de Estado da Educação.

Birigui, 25 de setembro de 2018.

Sônia Maria Santana de Abreu

5.622.044-3