Informamos que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou os editais das versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A partir do dia 6 de abril, as pessoas que se enquadrarem em um dos três perfis abaixo poderão fazer a solicitação de isenção da taxa, através do endereço eletrônico: https://enem.inep.gov.br/
- Está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
- Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.
- Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
O período de inscrição para o Enem 2020 será de 11 a 22 de maio, e o valor da taxa de inscrição é de R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O acesso pode ser feito por meio da Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/) ou do Aplicativo Enem. O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.
Os participantes que solicitaram isenção em 2019, não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar nova isenção para 2020 devem fazer a justificativa de ausência. O resultado dos pedidos deve ser divulgado em 24 de abril. Posteriormente, será aberto prazo para apresentação de recursos, entre 27 de abril e 1º de maio, e os resultados, estarão disponíveis em 7 de maio. As regras valem para a versão impressa e digital.
Cronograma:
- 06/04 a 17/04: Justificativa de ausência no Enem 2019 e solicitação de isenção da taxa de inscrição.
- 24/04: Divulgação do resultado da justificativa de ausência e divulgação do resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição.
- 27/04 a 01/05: Início do período de recurso relacionado à justificativa de ausência no Enem 2019 e à solicitação de isenção da taxa de inscrição.
- 7/05: Divulgação do resultado do recurso relacionado à justificativa de ausência no Enem 2019 e divulgação do resultado do recurso relacionado à solicitação de isenção da taxa de inscrição.
- 11/05 a 22/05: Início das inscrições, e solicitação de atendimento especializado do Enem impresso.
- 28/05:Término do período para pagamento da taxa de inscrição.
- 11/10: Aplicação do Enem Digital – Provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; ciências humanas e suas tecnologias.
- 18/10:Aplicação do Enem Digital – Provas de ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias.
- 01/11: Aplicação do Enem impresso – Provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; ciências humanas e suas tecnologias.
- 08/11: Aplicação do Enem impresso – Provas de ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias.
- Janeiro 2021: Divulgação dos resultados.
Seguem abaixo os editais da versão impressa e digital do ENEM 2020.